Atividades de Pesquisa

A meta comum das pesquisas é proporcionar subsídios às decisões arquitetônicas e urbanísticas que proporcionem a melhora do conforto ambiental e a otimização do uso de energia voltado para a manutenção das condições de conforto.

Para isso, o LabCon atende os pesquisadores da Base de Pesquisa Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Essa base corresponde ao Grupo de Pesquisa Conforto Ambiental e Eficiência Energética cadastrada no CNPq. A base tem um formato institucional certificada e avaliada anualmente pela PROPESQ. A Base de Pesquisa é coordenada pela profa. Virgínia Maria Dantas de Araújo, seu vice-coordenandor é o prof. Aldomar Pedrini, ambos da unidade acadêmica " Departamento de Arquitetura do Centro de Tecnologia da UFRN". As áreas de conhecimento são Ciências Sociais Aplicadas / Arquitetura e Urbanismo, e a sub-área é Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo / Conforto Ambiental / Eficiência Energética. A linha de pesquisa no PPGAU é Conforto Ambiental e Eficiência Energética. A base originou-se dos trabalhos prévios que buscavam um melhor entendimento da influência do clima no desempenho da edificações e as influências nas atividades desenvolvidas por seus usuários, principalmente no clima tropical quente e úmido. Por isso, a base caracteriza-se pela ênfase em pesquisas voltadas para o clima tropical e pela participação de profissionais de diversas áreas, geralmente com formação multidisciplinar. Seus pesquisadores orientam e desenvolvem pesquisas em: conforto térmico, luminoso e acústico, no nível do usuário e do ambiente construído; microclimas urbanos; ventilação natural; desempenho térmico e energético de edificações; qualidade do ar no ambiente construído; integração de métodos e ferramentas à projetação, dentre outros.

Pesquisas em execução     

Os integrantes da base de pesquisa estão envolvidos na execução e na elaboração de vários projetos, muitos deles associados a outras bases de pesquisa, laboratórios e instituições. Atualmente as pesquisas estão enfatizando os estudos de conforto ambiental na escala urbana, o desempenho térmico de casas de interesse social, o monitoramento de variáveis climáticas, e a integração de ferramentas depredição de eficiência energética no projeto arquitetônico, dentre outros.

2004 – Atual. Rede de pesquisa em eficiência energética de sistemas construtivos MCT/FINEP/FVA -HABITARE - 02/2004). O objetivo geral da proposta é a de consolidar uma rede de pesquisa regional voltada ao estudo do desempenho térmico de sistemas construtivos para o Nordeste, considerando as particularidades climáticas, econômicas e sociais. O grupo é integrado por pesquisadores das áreas de arquitetura e engenharias de diversas universidades, com reconhecida produção na área de conforto ambiental e desempenho térmico de sistemas construtivos. O interesse das pesquisas atinentes ao projeto está concentrado em sistemas construtivos que otimizem o conforto térmico no ambiente construído e que reduza os gastos de energia necessárias ao condicionamento ambiental, onde se enfatiza o uso de materiais desenvolvidos por empresas locais, que apresentem eficiência, baixo custo e baixo impacto ambiental.

2006 – Atual. O recobrimento de superfícies horizontais e sua implicação microclimática em localidade de baixa latitude - Edital PROPESQ 2006. A pesquisa investigará a alteração climática em uma área de clima do tipo quente e úmido, tendo como parâmetro principal o tipo de revestimento da superfície externa horizontal; e considerará a relação com a taxa de impermeabilização permitida pela legislação local, de forma a embasar uma discussão que subsidie propostas para o Plano Diretor de cidades com o tipo de clima em análise. Serão medidas as variáveis ambientais em 20 pontos distintos, escolhidos por suas características físicas, principalmente quanto ao seu tipo de revestimento de superfície, que sejam representativas dos diferentes materiais existentes na área urbana.

2004 – Atual. Integração de estratégias de redução de consumo de energia elétrica às fases iniciais do projeto arquitetônico. Este projeto de pesquisa dá continuidade ao "Inserção da linha de pesquisa visando a integração de estratégias de redução de consumo de energia elétrica às fases iniciais do projeto arquitetônico". Seu objetivo é explorar formas e métodos de suporte às decisões projetuais que influeciam o desempenho térmico e energético de edificações.

2006 - Atual Elaboração e apoio à implementação do Plano Diretor Participativo da Cidade de Areia Branca-RN - Edital MCT/MCidade/CNPq 60/2005. De acordo com o Estatuto da Cidade, os municípios brasileiros situados em áreas de empreendimento de impacto turístico, como é o município de Areia Branca devem elaborar Planos Diretores até outubro de 2006. O Município de Areia Branca, no Estado do Rio Grande do Norte iniciou o processo de elaboração do Plano Diretor para adequá-lo às necessidades de desenvolvimento sustentável no seu território e às exigências do Estatuto da Cidade, e tem como princípio norteador o movimento por Municípios Saudáveis, que prevê a busca do desenvolvimento sustentável a partir do compromisso com políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população. A escolha deste referencial veio ao encontro de muitas ações que já estavam sendo concretizadas pela administração municipal com esses direcionamentos, o que torna exeqüível o plano e viabilizava o aprofundamento, aperfeiçoamento e consolidação de ações em desenvolvimento e a definição de novos programas e linhas programáticas.

2006 – Atual. Aplicação da simulação computacional de fluidos no suporte às decisões projetuais arquitetônicas para aplicação da ventilação natural no ambiente construído. Esse projeto visa assegurar a continuidade da pesquisa em ventilação natural, cujo objetivo é contribuir para a melhora das condições de conforto térmico e da eficiência energética no ambiente construído. A pesquisa consiste em desenvolver métodos de suporte às decisões arquitetônicas através da determinação de recomendações para projetistas e urbanistas e através do uso de programas de simulação de fluidos integrado ao processo projetual.

2006 – Atual. Caracterização do Consumo e Demanda de Energia Elétrica da Reitoria da UFRN. O projeto de pesquisa visa caracterizar o consumo e demanda de energia elétrica dos edifícios com regime de ocupação do tipo escritório no Campus Lagoa Nova. O projeto se baseia no levantamento de dados de consumo de energia por uso final, de memória da massa (obtido através da concessionária de energia) e de monitoramentos de pontos estrategicamente escolhidos. O monitoramento objetiva caracterizar a demanda de energia horária para os usos finais de iluminação artificial, de equipamentos de tomada e de ar condicionado. A metodologia tem sido empregada com êxito em diversas oportunidades. Os resultados irão contribuir para os estudos de diretrizes projetuais de edificações comerciais do tipo escritório e edificações públicas no clima tropical, que poderão influenciar na elaboração do plano diretor e código de obras para a UFRN.

2005 – Atual. Elaboração de procedimentos para avaliação do desempenho térmico de edificações populares e avaliação dos projetos de habitações populares.  Este trabalho consiste no desenvolvimento de métodos para avaliar e classificar projetos de habitações populares. A abordagem faz uso de simulações térmicas e energéticas para predizer as temperaturas do ar interno, da carga térmica e de taxas de renovação de ar. Os programas mais empregados são o VisualDOE e o DesignBuilder, entretanto outros como o TAS e o Ecotect também são considerados. Os resultados são analisados com base em diversos modelos de conforto térmico, inclusive os específicos para clima quente e úmido, para quantificar os benefícios proporcionados pela edificação.

Pesquisas concluídas

2004 – 2007. Proposta de restruturação dos equipamentos do Laboratório de Conforto Ambiental do Departamento de Arquitetura da UFRN - Convênio 941/2003- PROCEL/EDIFICA-ELETROBRAS. O projeto consiste na restruturação do Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON) da UFRN através de recursos provenientes do convênio firmado com a Eletrobrás. No prazo de dois anos, o LABCON intenciona atualizar seus recursos com o estado da arte em equipamentos de medição, registradores e programa de simulação de dinâmica de fluido computacional a fim de atender as pesquisas relacionadas à determinação da influência das primeiras decisões arquitetônicas sobre a eficiência energética da edificação, desenvolvimento de norma de eficiência energética e uso da estratégia da ventilação natural no ambiente construído. Dessa forma, o LABCON visa garantir a qualidade das pesquisas na área de conforto ambiental, melhorar os recursos didáticos do laboratório e firmar a linha de eficiência energética na edificação .

2005 – 2006. Plano de ação para eficiência energética em edificações (PROCEL). Este trabalho tem como objetivo promover o treinamento de professores de projeto de arquitetura, visando aprimorar a formação específica de futuros arquitetos no tange aos conteúdos de Conforto Ambiental e Eficiência Energética em Edificações. O enfoque adotado pretende enfatizar os impactos produzidos pelos diversos padrões arquitetônicos no consumo energético das edificações, visando a incorporação, ao processo projetual, as condicionantes relacionadas ao conforto ambiental e eficiência energética nas edificações, assim como a disseminação dos conceitos de eficiência energética nas mesmas.

2003 - 2006 Qualidade do ar interior: Um estudo avaliativo em espaços de estacionamentos em Natal/RN - Edital PROPESQ/UFRN 2003. O presente projeto de pesquisa propõe realizar um estudo da qualidade do ar no interior e exterior de edificações na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo geral do trabalho é traçar parâmetros para futuros projetos de arquitetura e realçar a importância do planejamento urbano no ambiente construído. As medições serão realizadas de acordo com a metodologia descrita no projeto e deverão considerar as diferentes épocas do ano. Os resultados das medições serão analisados e comparados com os resultados encontrados na literatura e normas que tratam da qualidade do ar. A pesquisa, de caráter muldisciplinar, contará com a participação de profissionais de outras áreas e de outros departamentos, dos alunos de graduação e pós-graduação, e com a colaboração do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do IEN (Instituto de Energia Nuclear) através de convênios. O objetivo da presente pesquisa está centrado no desenvolvimento de uma metodologia para o tratamento de dados climáticos para a determinação dos "dias típicos". O desenvolvimento da mesma apresentou dificuldade relativa ao volume de dados horários que deveriam ser digitados e trabalhados estatísticamente (aproximadamente 263.000 dados) e pela inexistência de informações sobre a variável radiação solar. No decorrer do desenvolvimento do presente trabalho, o mesmo foi apresentado e discutido em encontros e congressos da área de conforto ambiental, que muito contribuiram para a sua definição.

2002 - 2003 Sistemas construtivos para redução de consumo de energia elétrica na climatização das edificações - Edital CT ENERG 2001. No presente projeto CT ENERG 2001 (processo N. º 552.372/01-3), as equipes da UFRN e UFPI trabalharam em conjunto com materiais não convencionais para uso como agregado em elementos construtivos, com vistas a redução do consumo de energia elétrica, além da obtenção de conforto térmico em ambientes construídos.

2001 - 2003 Estudo da qualidade do ar no interior das edificações no bairro de Petrópolis em Natal/RN - Edital PPG/UFRN 2001. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância do estudo do clima urbano e do projeto de arquitetura na qualidade do ar no interior da edificações. Além de realizar medições de material particulado em algumas edificações do bairro de Petrópolis e analisar os resultados em função do tipo de ventilação; utilizar programa de simulação, CFD (PHOENICS), para entender e analisar a ventilação em um estacionamento comercial fechado; aplicar questionários para análise subjetiva dos índices de conforto térmico e de qualidade do ar e, indicar procedimento metodológicos para desenvolvimento do projeto de arquitetura introduzindo nova linha de pesquisa nos estudos de arquitetura e urbanismo.

2001 - 2002 Melhoria da infra-estutura da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN - SINTEC 10/2001. O PPGAU é o único programa de pós-graduação na área na região, e tem dado um importante aporte científico no trato das questões relativas à produção do ambiente construído, no estado do Rio Grande do Norte e na cidade de Natal. Na última avaliação da CAPES foram identificadas deficiências infra-estruturais. Algumas dificuldades, em particular, aquelas referentes a material bibliográfico já estão sendo sanadas, através de projetos de natureza semelhante a este. Restam portanto, os recursos audiovisuais como os solicitados neste projeto, em caráter prioritário. A melhoria da infra-estrutura do programa está portanto associada à possibilidade da UFRN consolidar um centro de excelência na região O presente projeto tem como objetivos superar parte da deficiência de infra-estrutura do PPGAU, a fim de obter uma melhor avaliação do programa e melhorar sua infra-estrutura quanto à disponibilidade de equipamentos audiovisuais do programa para a utilização nas atividades de ensino das disciplinas e nas pesquisas em desenvolvimento.

2002 - 2002 Qualidade ambiental X Prescrições urbanísticas: Um estudo no bairro de Petrópolis em Natal - Edital PPPG/UFRN 2002. O presente projeto de pesquisa correlacionou a qualidade ambiental e as prescrições urbanísticas, tanto do ponto de vista de uma análise histórica das prescrições constantes na leis dos Planos Diretores do Município de Natal-RN, analisando através de simulações computacionais as implicações dos recuos e gabaritos, na ventilação e iluminação dos espaços externos e internos.

2002 - 2005 Conforto térmico para usuários de ambientes externos em Natal/RN - Edital PROPESQ/UFRN 2002. A presente pesquisa objetiva determinar os parâmetros das variáveis ambientais externas que propiciam o conforto térmico, a partir da técnica de entrevistas junto aos usuários dos ambientes externos na Cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, no nordeste brasileiro, e confrontá-los com os índices e zonas de conforto térmico comumente utilizados na literatura técnica.

2001 - 2003 Qualidade de vida urbana em Natal - Edital PPPG/UFRN 2001. Análise dos diferentes condicionantes da qualidade de vida urbana na cidade de Natal-RN, a partir das indicações da literatura nacional e internacional na área, com ênfase para a percepção de seus moradores.

1984 - 1985 Condicionantes ambientais e fisiológicos para os usuários das edificações em Natal (RN) - Processo n.404.303-SA/CNPq. A partir da avaliação realizada em edificações, a pesquisa discute o conforto térmico de seus usuários, cujas sensações estão associadas com o ritmo de trocas de calor entre o corpo e o meio ambiente. Tais sensações são função das variáveis do meio e das variáveis do indivíduo adaptado à sua região, estas últimas influenciadas pelos usos e costumes da população. Nesse sentido, observa-se que muitos dos índices e zonas de conforto térmico conhecidos e utilizados no Brasil foram definidos para realidades e aplicações distintas das nossas. Assim, o objetivo da pesquisa é determinar os parâmetros das variáveis ambientais que propiciam o conforto térmico, a partir da técnica de avaliação pós-ocupação, e confrontá-los com os índices e zonas de conforto térmico comumente utilizados no país.

1998 - 2000 Análise bioclimática da forma urbana e definição de índices de conforto urbano para Natal-RN - Edital PPPG/UFRN 1998. Esta pesquisa pretende contribuir na definição dos parâmetros de análise do espaço urbano que promovem a melhoria da qualidade ambiental e das condições de conforto térmico e de salubridade das edificações, com vistas a subsidiar futuras intervenções a nível de desenho e de planejamento. Para tanto, pretende-se conhecer as características térmicas de conjuntos morfológicos distintos do ambiente urbano e identificar que atributos são mais significativos na determinação deste, e as conseqüências no conforto de seus habitantes.

1986 - 1987 Condições típicas de temperatura, umidade relativa, ventos e níveis de aclaramento para o projeto de edificações em Natal e no Rio Grande do Norte - Edital PPPG/UFRN 1986. O presente projeto de pesquisa desenvolveu uma metodologia de análise dos elementos climáticos, a partir de registros horários, com vistas a definição de dias típicos para avalição de desempenho térmico de edificações em Natal-RN..

1990 - 1996 Parâmetros de conforto térmico para usuários de edificações - PROJETO DE DOUTORADO - FAU/USP. O presente projeto trata-se de uma pesquisa voltada para a sistematização dos dados levantados por outras pesquisas anteriores com vistas a definição dos parâmetros de conforto térmico para usuários de edificações, constante do programa de doutoramento da coordenadora. Portanto, tem como objetivo geral identificar as variáveis do meio ambiente que devem ser modificadas e/ou aproveitadas para se conseguir as condições de confoto térmico desejadas, a partir do próprio projeto de arquitetura.